Institucional

História

História da SGGO

Publicado em : 13/04/2012

Autor : Dr. Osvaldo de Alencar Arraes (in memmorian)

No ano de 1966 um grupo de pioneiros ginecologistas e obstetras, reuniu-se na Associação Médica de Goiás (AMG) a fim de discutir e criar a Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia. Neste mesmo ano foi eleita a primeira diretoria da Sociedade, que teve como presidente o colega Murilo de Paula Bueno; daí para frente foram feitas muitas reuniões, encontros e estruturamos a mesma. Foram feitos os estatutos, criada uma logomarca e fazíamos reuniões mensais discutindo temas da atualidade. A nossa Sociedade foi visitada por grandes expoentes da ginecologia e obstetrícia do Brasil que aqui realizaram cursos, proferiram palestras, etc. Citar todos os professores tanto do Brasil como alguns do exterior, que vieram aqui não me arriscaria, com medo de omitir algum nome.

 

Com o evoluir da Sociedade criamos uma nova categoria de sócios designada sócio honorário, o que certamente veio elevar e muito o nome desta entidade. Depois do Murilo assumiu  a diretoria  o colega Milton Barbosa de Lima que foi substituído após cumprimento de seu mandato pelo colega Georthon Rodrigues Philocreon, seguindo-se outro mandato sob a minha presidência, Osvaldo Alencar Arraes. Fizemos um trabalho altamente gratificante porém cansativo em função de não possuírmos uma infra-estrutura adequada. Sempre fui audacioso e, por este comportamento resolvi fazer a 1ª jornada da Sociedade,  com estímulo de uns, ressalva de outros, face a grandeza do empreendimento que ilustramos com fotos da época. Esta primeira jornada foi realmente um sucesso. Com a realização da mesma, elevamos e difundimos muito o nome da nossa entidade. Ocupei a direção desta casa por três mandatos seguidos, tendo sido acompanhado por colegas que muito trabalharam e continuam trabalhando por ela. Durante este tempo foram realizados muitos cursos, muitas palestras,  jornadas, reuniões de confraternização e outros eventos.

Sentindo que não era cargo vitalício, elegemos o colega Maurício Guilherme Campos Viggiano e daí para frente a sociedade foi comandada pelos seguintes presidentes: Altair Veloso, Vardeli Alves de Moraes, Altamiro Araújo Campos, Rodopiano de Souza Florêncio, Marta Franco Finotti, Waldemar Naves do Amaral, João Bosco Machado da Silveira (que cumpriu dois mandatos seguidos), Rui Gilberto Ferreira e Juarez Antônio de Souza.

Com a eleição de João Bosco, foi a primeira vez que se elegeu um presidente de uma cidade do interior. Ele dinamizou muito a Sociedade, realizando muitos encontros e o seu carro chefe foi a educação continuada. Com isto quisemos seguir a política da Associação Médica de Goiás que já realizou um congresso da entidade em cidade do interior.


Depois deste breve histórico, informamos que a nossa Sociedade hoje tem muita solidez, sendo reconhecida em todo o país pelo dinamismo e vontade de acertar. Vale a pena ressaltar que todas as realizações nesta sociedade tiveram sempre o respaldo da  FEBRASGO - Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Temos convicção da firmeza da nossa Sociedade, o que para todos nós de Goiás é uma grande alegria.

 

Dr. Osvaldo de Alencar Arraes

Avenida Portugal, 1148, Ed. Órion Business & Health Complex, 15º andar, Sala B1507

Setor Marista - Goiânia – Goiás. CEP:74150-030 - Fone: (62) 3285-4607

 

desenvolvido por: